Atualizado em
20 de maio de 2024

Qual é a função de barreira da pele do rosto?

Por s.foschiani
Vamos falar sobre
Partilhar
3 minutos
Diagnostic de peau
Em resumo

Muitas vezes, pensamos nela apenas em termos estéticos. Mas na nossa busca pela pele mais bonita possível, esquecemo-nos do seu papel fundamental: a função de barreira da pele. Então, como é que ela nos protege e como é que a barreira cutânea pode ser reforçada?

Qual é a função de barreira da pele?

A pele é o primeiro e principal escudo do nosso corpo contra as agressões externas. Este órgão, o maior do corpo humano, desempenha 5 funções distintas:

  • Impede a penetração de moléculas potencialmente tóxicas na pele;
  • Mantém as reservas de água com a ajuda do filme hidrolipídico, constituído por lípidos e água;
  • Filtra os raios solares e limita a penetração dos UV, graças, em particular, à melanina. A pele mais escura e mais espessa desempenha este papel mais eficazmente do que a pele mais clara;
  • Bloqueia a passagem de bactérias através do corpo e, por isso, tem uma função antibacteriana;
  • Por fim, protege as células do stress oxidativo destruindo os radicais livres de superfície.  

E não é tudo! A pele desempenha também um papel metabólico: sintetiza vitamina D durante a exposição ao sol e regula a nossa temperatura interna através da transpiração.
Além disso, é um órgão sensorial essencial, com um grande número de terminações nervosas. É a função sensorial da pele que torna a nossa vida mais confortável e que também nos avisa de possíveis perigos através da perceção da dor.
 

Como é que se reconstrói uma barreira cutânea enfraquecida?

Como todos os outros órgãos do corpo humano, uma pele saudável é, antes de mais, uma pele bem nutrida. Para reforçar o seu filme hidrolipídico, é necessário fornecer-lhe ácidos gordos essenciais por via oral, como os óleos vegetais, os peixes gordos, as sementes, etc. Uma alimentação rica em frutos e legumes antioxidantes ajuda-a também a lutar contra o stress oxidativo.
No que diz respeito à sua rotina de cuidados com a pele, é preciso adotar alguns hábitos! 

Produtos de cuidados da pele abrasivos, alcoólicos e agressivos: deixe a sua pele respirar!

O filme hidrolipídico da pele é vulnerável. Uma vez danificado, deixa de poder desempenhar a sua função protetora: o primeiro sinal deste desequilíbrio é frequentemente a desidratação, que mostra que a epiderme já não consegue conservar as suas reservas de água.

Os produtos de higiene e os esfoliantes agressivos ou utilizados em excesso estão entre as principais causas da desidratação da pele, uma vez que perturbam o equilíbrio água-gordura na superfície da pele. 

Assim, mesmo que a sua pele seja oleosa e propensa a imperfeições, é essencial substituir estes produtos por produtos de higiene suaves, se possível sem ingredientes activos e com um pH próximo do da pele. Desta forma, evita danificar a função de barreira da sua pele, permitindo-lhe preservar os seus mecanismos naturais.

Uma rotina extra leve durante algumas semanas

Se a sua pele sentir irritação, repuxamento, desidratação ou secura, é provavelmente um sinal de que a sua barreira protetora foi danificada. Durante algumas semanas (até um mês, se necessário), reduza a sua rotina de beleza a um mínimo rigoroso:

  • Limpeza duas vezes por dia com um produto suave;
  • um creme para hidratar e, se necessário, nutrir a pele, reforçando a sua função de barreira. 

Em caso de desidratação grave, pode utilizar o nosso ingrediente ativo puro D-pantenol sob a forma de um ciclo de cuidados.

E acima de tudo, lembre-se: o ótimo é muitas vezes inimigo do bom!

 

Etat Pur - Uma nova era de cuidado com a pele. Nada mais. Nada menos.

O grupo francês Naos, no Brasil com as conhecidas marcas Bioderma e Institut Esthederm, traz agora a novíssima e revolucionária État Pur, uma marca centrada na simplicidade do skincare. Suas fórmulas, divididas em Skincare Puro e Ativos Puros, seguem a filosofia da rotina minimalista e personalizada. A marca se inspira no funcionamento natural da pele (ecobiologia) e utiliza ingredientes puros, 1% de todos os disponíveis, eliminando substâncias prejudiciais. As embalagens, com sistema conta-gotas, minimizam o desperdício. État Pur nasce da necessidade de um cuidado mais eficaz e direcionado, proporcionando à pele somente o que ela precisa. Nada mais. Nada menos.


Por s.foschiani
Publicado em 20 de maio de 2024
3 minutos
Partilhar

Artigo anterior
Artigo seguinte
Ver também
Nettoyants Purs
12 de janeiro de 2024

Encontre o produto de Higiene Pura perfeito para você!

Limpar a pele todos os dias é uma parte essencial da saúde da pele.  Não é uma coisa simples de fazer, uma vez que uma limpeza muito agressiva pode atacar a barreira protetora natural da sua pele e causar efeitos indesejáveis, como a produção excessiva de sebo, a secura e a intensificação. É um verdadeiro círculo vicioso…Este passo essencial merece a máxima atenção, porque deve ser feito com o produto certo, adaptado ao seu tipo de pele. Descubra tudo sobre os nossos produtos de limpeza Skincare Puro e encontre o produto de limpeza ideal para si!
Skincare Puro
6 minutos
Comprendre sa peau (peau grasse, peau sèche, peau métissée…)
19 de julho de 2023

Entenda a sua pele (pele oleosa, pele seca, pele mista...)

Entender o seu tipo de pele, em particular suas características naturais, é o primeiro passo essencial para proporcionar os cuidados cosméticos adequados, mesmo quando ela não tem nenhum problema específico. Neste artigo, explicaremos tudo sobre tipos de pele, fototipo e as condições que afetam a sua pele.
SOS
6 minutos
Le vieillissement de la peau
19 de julho de 2023

Envelhecimento da pele

O envelhecimento da pele é um fenômeno natural. Ninguém pode escapar dele, mesmo que a natureza nem sempre seja justa na distribuição de seus benefícios. Felizmente, sempre é possível acompanhar o processo de envelhecimento da pele, seja qual for a razão, a idade ou sexo. Quais são os passos a seguir em termos de estilo de vida e cuidados cosméticos?
SOS
Modo de vida
4 minutos