Atualizado em
30 de outubro de 2023

Niacinamida ou vitamina B3: um novo ingrediente ativo puro para uniformizar a pele

Por gustavo.queiroz
Ativos puros
Partilhar
3 minutos
niacinamida1
Em resumo

Você conhece a niacinamida? É uma das formas adotadas pela vitamina B3. Essencial para o nosso corpo, este ativo é um verdadeiro aliado para uma pele mais bonita e radiante.

Na família das vitaminas do complexo B, pergunto... niacinamida?

Esta forma de vitamina B3 provou o seu valor, tanto na preservação da nossa saúde, como no cuidado do nosso rosto. Uniformiza, combate marcas escurecidas e vermelhidão.

Origem da niacinamida

A niacinamida é uma das formas da vitamina B3. É por isso que muitas vezes ela é chamada, indevidamente, de vitamina B3 ou vitamina PP.
A vitamina B3 é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo, pois desempenha um papel importante no metabolismo energético das nossas células.

Pode estar presente em três formas no corpo:

  •  niacinamida ou nicotinamida;
  •  niacina ou ácido nicotínico;
  •  ribosídeo de nicotinamida.

Como a niacinamida reduz marcas faciais, tonalidade amarelada e vermelhidão?

Os efeitos benéficos da niacinamida na pele foram amplamente estudados e agora são bem conhecidos, especialmente na Ásia.
A niacinamida participa da formação de duas coenzimas (NAD e NADP), que são essenciais, porque estão envolvidas em muitas reações metabólicas. Quando aplicada à pele, a niacinamida tem múltiplos benefícios. Assim, é utilizado na cosmética em cosméticos para peles maduras, contra marcas escurecidas ou para ter uma pele luminosa. Também é eficaz contra a tonalidade amarelada e vermelhidão na pele. Ao contrário da niacina, que pode causar vermelhidão, a niacinamida é muito bem tolerada pela pele e sua aplicação tópica tem sido amplamente estudada.

Como usar corretamente a niacinamida no rosto:

A niacinamida é utilizada como ingrediente cosmético. Portanto, você pode encontrá-la em todos os tipos de produtos de beleza: loções, soros, hidratantes ou cuidados para aumentar a luminosidade da pele…
Esta é a novidade: a État Pur desenvolveu uma formulação com ativo puro à base de niacinamida, para completar sua seleção de ingredientes ativos para perda de brilho e marcas escurecidas. Formulado com 5% de niacinamida pura, ajuda a reduzir as marcas escurecidas faciais, a vermelhidão e o tom amarelado da pele.
Os benefícios da Niacinamida 5% Ativo Puro permitirão que você lute contra esses problemas e recupere uma pele uniformizada e radiante.
Ele é usado em quatro gotas em todo o rosto, de manhã e à noite, antes do creme. Exatamente o que é necessário para a pele, sem tratá-la em excesso. Nada mais, nada menos.


Etat Pur - Uma nova era de cuidado com a pele. Nada mais. Nada menos.

O grupo francês Naos, no Brasil com as conhecidas marcas Bioderma e Institut Esthederm, traz agora a novíssima e revolucionária État Pur, uma marca centrada na simplicidade do skincare. Suas fórmulas, divididas em Skincare Puro e Ativos Puros, seguem a filosofia da rotina minimalista e personalizada. A marca se inspira no funcionamento natural da pele (ecobiologia) e utiliza ingredientes puros, 1% de todos os disponíveis, eliminando substâncias prejudiciais. As embalagens, com sistema conta-gotas, minimizam o desperdício. État Pur nasce da necessidade de um cuidado mais eficaz e direcionado, proporcionando à pele somente o que ela precisa. Nada mais. Nada menos.

Artigos científicos para ir mais longe:

  • Hakozaki, T et al. "The effect of niacinamide on reduction of skin pigmentation and suppression of melanosome transfer". The British journal of dermatology vol. 147,1 (2002): 20-31. doi:10.1046/j.1365-2133.2002.04834.x
  • Wohlrab, Johannes, and Daniela Kreft. "Niacinamide - mechanisms of action and its topical use in dermatology". Pharmacology and Physiology of the Skin vol. 27.6 (2014): 311-5. doi:10.1159/000359974
  • Bissett, D. L., Oblong, J. E., & Berge, C. A. (2005). Niacinamide: a B vitamin that improves the appearance of aging facial skin. Dermatologic Surgery: Official Publication for American Society for Dermatologic Surgery [et al], 31(7 Pt 2), 860-866. https://doi.org/10.1111/J.1524-4725.2005.31732
     

Por gustavo.queiroz
Publicado em 30 de outubro de 2023
3 minutos
Partilhar

Artigo anterior
Artigo seguinte