Atualizado em
19 de julho de 2023

Envelhecimento da pele

Por clemence.dube
SOS
Modo de vida
Partilhar
5 minutos
Le vieillissement de la peau
Em resumo

O envelhecimento da pele é um fenômeno natural. Ninguém escapa dele, mas felizmente, podemos te ajudar a melhorar muito neste processo.

Sempre é possível acompanhar o processo de envelhecimento, seja qual for a razão, a idade ou sexo. Veja quais são os passos a seguir para minimizar os efeitos da idade e os hábitos que podem te ajudar nessa missão.
 

O que causa o envelhecimento da pele?

Frequentemente culpamos o tempo por dar origem às nossas primeiras rugas e, na maioria das vezes, com razão! A idade é, obviamente, o principal fator no envelhecimento da pele, pois é uma evolução natural da epiderme com o tempo. No entanto, por que algumas pessoas mantêm a pele jovem por mais tempo? Quais são os fatores que aceleram o envelhecimento ou pioram seus sinais? Tenha essas e outras respostas a seguir.

Os fatores internos que influenciam o processo deste envelhecimento


Com o tempo, todas as nossas células envelhecem. Este também é o caso das células da pele. O ritmo da sua senescência (o processo de degradação biológica das células) está escrito em nossos genes. Então, se você sempre admirou a pele macia da sua mãe ou achou que seu pai "envelhece bem", é provável que você tenha herdado essa característica específica deles. 
 

A degradação progressiva das células da pele provoca algumas alterações, como por exemplo:

  • As glândulas sebáceas, produtoras de sebo, já não trabalham mais com a mesma intensidade. Ou seja, a pele fica mais seca e sensível à agressões externas;
  • A renovação celular diminui, portanto, as células mortas se acumulam na superfície da pele e a cútis torna-se opaca;
  • A cor da pele pode se tornar irregular, devido à diminuição do número de melanócitos, as células que produzem a melanina (por isso surgem algumas marquinhas escurecidas);
  • A pele produz menos substâncias essenciais para a elasticidade, como o colágeno e/ou a elastina.
     

Causas externas para o envelhecimento da pele


Fatores ambientais podem anular, ou pelo menos reduzir, os efeitos de uma herança genética favorável, são eles:

Excesso de sol: Exposição sem proteção solar adequada, quando os raios UVA penetram profundamente na pele.
Poluição: Presente no ar, principalmente de grandes cidades, causada por diversos fatores, principalmente produzidos por indústrias, carros… 
Cigarros: Esses contém diversas substâncias tóxicas que causam danos à pele de médio a longo prazo.
Estresse: Pode auxiliar no aparecimento de linhas de expressão, como na testa ou no canto dos olhos e produção de radicais livres que auxiliam no processo de surgimento de linhas finas.
Má alimentação: Quando seus hábitos alimentares contribuem negativamente para o bom funcionamento do seu corpo. Comidas ricas em gorduras, açúcares e pobre em antioxidantes, encontrados principalmente em frutas e vegetais.
Desidratação: Não beber água suficiente e esquecer de usar hidratante, pode causar o aparecimento de rugas de desidratação.
Falta de prática de esportes: Não praticar esportes o suficiente ou não praticar nenhum, pode impedir a oxigenação das células, atrapalhando sua renovação.

O envelhecimento da pele com o passar dos anos


Os primeiros sinais de envelhecimento aparecem por volta dos 25 anos, com as primeiras linhas finas, inicialmente pouco notáveis. Assim, com o passar dos anos, outros sinais irão gradualmente se manifestar, como por exemplo:

  • Linhas de expressão (das mais finas até as mais profundas);
  • Flacidez da pele;
  • Pele mais frágil, mais fina e seca.

Entre os 25 e 35 anos: Invista em antioxidantes

Aos 25 anos, é difícil falar sobre esse assunto. Porém, com a chegada dos primeiros sinais da idade, alguns cuidados preventivos podem ser necessários:

  • Manter o nível de hidratação da pele, aplicando diariamente um Ativo Puro hidratante, como Vitamina E ou D-Pantenol 5%;
  • Dormir pelo menos 8h todas as noites;
    Garantir uma alimentação equilibrada e rica em antioxidantes, como frutas (limões, laranjas) e vegetais secos;
  • Ativos Puros de vitaminas antioxidantes podem ser aplicados diretamente na pele, como Vitamina C e Resveratrol 500ppm.

Após os 25 anos, inicie o gerenciamento das primeiras linhas de expressão

A partir dos 25 anos, começamos a acompanhar cada alteração da pele e é necessário cuidarmos sobretudo do equilíbrio do seu filme hidrolipídico. Caso esteja com a pele seca, desidratada ou enfraquecida, é importante responder todas as necessidades com um cuidado específico.

Outro ponto que podemos levar em consideração é o uso de um produto para o contorno dos olhos, que ajuda a retardar o aparecimento de rugas e linhas finas de expressão nesta região. Um ótimo Ativo Puro que te ajuda a amenizar essas linhas de expressão¹ é o Peptídeo-4 Pró-Colágeno que auxilia na produção natural de colágeno já presente no seu corpo.  

Depois dos 45: Invista em cuidados anti-idade para peles maduras 

Após os 45 anos, o envelhecimento da pele é cada vez mais acentuado. Com a menopausa, ela também pode ficar ressecada. Portanto, devemos continuar a nutrir nossa pele com um creme adequado, de manhã e à noite.

Além disso, para atender às novas necessidades da sua epiderme, você pode optar por um ativo antirrugas específico:

Mas, acima de tudo, não se esqueça que sorrir para a vida, é o melhor tratamento para viver bem com a idade!
 

État Pur - Uma nova era de cuidado com a pele. Skincare que sua pele realmente precisa.
O grupo francês Naos, no Brasil com as conhecidas marcas Bioderma e Institut Esthederm, traz agora a novíssima e revolucionária État Pur, uma marca centrada na simplicidade do skincare. Suas fórmulas, divididas em Skincare Puro e Ativos Puros, seguem a filosofia da rotina minimalista e personalizada. A marca se inspira no funcionamento natural da pele (Ecobiologia) e utiliza ingredientes puros, 1% de todos os disponíveis, eliminando substâncias prejudiciais. As embalagens, com sistema conta-gotas, minimizam o desperdício. État Pur nasce da necessidade de um cuidado mais eficaz e direcionado, proporcionando à pele somente o que ela precisa. 


¹Teste de utilização in vivo em 20 voluntários, de 36 a 50 anos, todos os tipos de pele, com rugas de expressão (testa/olhos/boca), utilizando duas vezes por dia nas zonas com
rugas de expressão, por 28 dias sob controle dermatológico.

²Teste de uso sob controle dermatológico, em 33 voluntários (#20E2110 EUROFINS), 2020.

³Teste de uso em 31 voluntários, de 38 a 72 anos, utilizando em todo o rosto e pescoço, por 28 dias sob controle dermatológico.


Por clemence.dube
Publicado em 19 de julho de 2023
5 minutos
Partilhar

Artigo anterior
Artigo seguinte